Análise, Política e Cultura

Onde está Lula?

Polícia Federal deflagrou nova fase da Operação Lava Jato, prendendo o ex-presidente, familiares e o presidente do Instituto Lula

A 24ª fase da golpista Operação Lava Jato foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, iniciando-se no prédio onde mora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo. Entre outras pessoas, Lula, seu filho Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha e Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula.

De início, a Polícia não divulgou aonde o principal dirigente do PT seria levado. Havia a suspeita de que ele poderia ser enviado para Curitiba, centro da Operação Lava Jato. A maioria dos presos da Operação foi enviada para o Paraná, ficando em prisão preventiva, o que é denunciado como forma de forçar as delações premiadas.

Lula foi levado ao Aeroporto de Congonhas, onde prestará depoimento ao delegado da Polícia Federal da região de Cubatão, litoral de São Paulo. A área onde ocorrerá o depoimento foi fechada para a passagem pela Polícia Federal e o ex-presidente está incomuicável. O mandato expedido contra Lula foi de condução coercitiva então, em tese, após o depoimento ele será liberado.