CURSO SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA EM JULHO

Nas férias, O Partido da Causa Operária, PCO, realizará um curso sobre a história da Revolução Russa, como centro da 36ª Universidade e Acampamento de Férias e do Acampamento de Inverno da AJR. O objetivo do curso é realizar uma análise aprofundada da mais importante experiência revolucionária da história da humanidade com base na análise de Leon Trótski, seu dirigente e principal historiador, principalmente na obra História da Revolução Russa.

O curso de formação marxista organizado pela Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) e o Partido da Causa Operária na sua Universidade e Acampamento de férias terá lugar entre os dias 4 e 12 julho de 2015.

O curso sobre a Revolução Russa, dá seguimento ao curso ocorrido naUniversidade de Férias do início des11157560_1107771119240123_1783802025800801529_ote ano, sobre a “Vida e Obra de Leon Trótski” com o tema Teoria da Revolução Permanente, noção fundamental do pensamento marxista dos dias de hoje.

O curso é de fundamental importância para compreender e aprofundar os conhecimentos sobre importantes questões da luta revolucionária dos dias de hoje, como a necessidade da organização de um partido político da classe operária e a luta pela independência do movimento operário em relação à burguesia e todas as suas variantes ideológicas pequeno-burguesas.

O Acampamento da AJR oferece aos participantes um ambiente voltado à atividade coletiva, à livre discussão de idéias e o estudo do marxismo.

O programa do curso

Serão analisados detidamente os seguintes temas:

  1. A Revolução de Fevereiro,
  2. O significado da palavra de ordem de “Todo o poder aos sovietes”,
  3. A questão da frente popular contra o poder operário,
  4. O Partido e a revolução,
  5. O golpe contrarrevolucionário
  6. A arte da insurreição.

Além do curso, na programação dos oito dias de acampamento estão apresentações musicais e artísticas e palestras sobre temas de cultura e outros, além de atividades esportivas, jogos e uma programação de filmes diária.

O curso será realizado em local próximo a São Roque-SP.

Armar a militância na luta contra a direita golpista

A Universidade e Acampamento de Férias do PCO/AJR já são realizados há quase vinte anos. Trata-se de uma atividade inteiramente única em toda a esquerda. A atividade proporciona um ambiente propício a uma discussão aberta sobre diversos temas do marxismo, entre eles, cursos já realizados como “Marxismo e anarquismo”, “O Capital”, “o Materialismo histórico e seus inimigos ideológicos”, e muitos outros temas já discutidos.

O acampamento da AJR é uma importante atividade para todos aqueles que se interessam pelo estudo do marxismo e pela militância política revolucionária. Essa edição adquire importância fundamental para todos que acompanharam o últimos acontecimentos no Brasil e no mundo.

Também é um importante momento de reunir militantes operários e estudantis para o estudo da teoria revolucionária que é o trotskismo e a Revolução de 1917.

Para a juventude, o acampamento é uma atividade para reunir trabalhadores combativos que estiveram à frente das principais lutas do movimento estudantil e operário em todo o País no último período. Nesse sentido, estarão presentes companheiros de várias universidades federais e particulares, professores, trabalhadores dos Correios, Bancários, dentre outros.

Todos esses companheiros poderão trocar experiências, que servem de base para formular uma política geral para o movimento estudantil e operário e poder fortalecer uma organização nacional de estudantes combativos para travar um grande luta contra a burocracia e, mais que nunca, contra a direita golpista.

Como parte dessa organização, o desenvolvimento teórico dos militantes é essencial para travar um luta consciente. É isso o que o acampamento proporciona: um estudo do trotskismo e da Revolução de 1917 sob um ponto de vista militante, baseado nas lutas que o movimento popular está travando nesse momento.

Um ambiente socialista

No acampamento da AJR, os militantes e simpatizantes entrarão em contato com um modo de vida socialista, em que as atividades são divididas de maneira coletiva entre os presentes.

Lá, os presentes encontrarão uma convivência alternativa às habituais formas das tradicionais instituições da sociedade burguesa. Um ambiente onde se valoriza a livre discussão de ideias e uma nova concepção de mundo, que é o marxismo.

Além disso, aliado aos estudos e ao trabalho comum, os organizadores procuram lugares propícios ao descanso, ao lazer e ao entretenimento. Além do curso, grupos de discussão são formados para que os participantes possam discutir e aprofundar os temas estudados.

O PCO e a AJR convocam todos aqueles que se interessam pelo marxismo, especialmente os estudantes combativos de todas as universidades do país escolas secundárias do País, bem como todos os trabalhadores para participar dessa atividade como parte do desenvolvimento revolucionário da juventude e do movimento estudantil brasileiro, que dará mostras desse potencial revolucionário no próximo período.

O ensaio geral da revolução mundial…

 

A Revolução Russa de 1917 é mais importante da história do movimento operário mundial, é a mais importante experiência revolucionária e um dos mais importantes capítulos de toda a história humana.

A Revolução de 1917, ou Revolução de Outubro, liderada pelos bolcheviques, foi um fato decisivo na história humana, pois marcou o início de uma nova etapa no ciclo de revoluções que acompanha a história da luta de classes.

Com a Revolução Russa, a classe operária pela primeira vez tomava em suas mãos o poder do Estado, podendo assim constituir uma sociedade sem classes, encerrando o processo de exploração do homem pelo homem.

É sempre importante retomar o estudo da Revolução Russa, pois, em função dos inúmeros textos escritos por Lênin, Trótski, Zinoviev, Kamenev, Alexandra Kollontai, Lunatcharski, Bukharin e tantos outros revolucionários, ela representa um verdadeiro manual de como tomar o poder político de um país e como administrá-lo.

A Revolução Russa tornou-se um modelo de revolução que todo militante operário deve conhecer profundamente.

No acampamento, os presentes poderão debater sobre a atualidade dos problemas colocados pela Revolução Russa e a importância de estudá-la.

Essa é uma atividade importante também para combater a campanha intensiva que é feita pela direita golpista contra o socialismo, usando como ferramenta de ataque, a degeneração do Estado soviético em uma burocracia contrarrevolucionária controlada pelos stalinistas.

Participe da atividade, é uma oportunidade especial de conhecer melhor os problemas que envolveram a Revolução Russa, analisada também a partir de um ponto de vista marxista e revolucionário.

Como participar?

Para participar da 36ª Universidade e Acampamento de Férias do PCO e da AJR, o companheiro pode entrar em contato com a organização pelos seguintes telefones:

(TIM) 11-984272254, 11-949996537

(VIVO) 11 974771917.

Também estará à disposição para contato um Whatsapp, com o número 061-95564183

Para inscrição na Universidade e Acampamento sobre o importante estudo da Revolução Russa, também poderá ser enviado e-mail no seguinte endereço: atividades@pco.org.br

Outras informações como valores e forma de pagamento, podem ser acessadas diretamente no sítio da Universidade e Acampamento: http://www.pco.org.br/acampamentodeferias


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s