Análise, Política e Cultura

Termina a paralisação dos aeroviários e aeronautas

Na noite dessa quarta-feira, 03 de fevereiro, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), agendou audiência de conciliação para o dia 17 de fevereiro, às 9 horas, na sede do mesmo, com a Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil da CUT (FENTAC) e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA).

Na reunião, o ministro Ives Gandra Martins Filho discutirá com as entidades a pauta de reivindicação das categorias.

A paralização se deu pela falta do reajuste anual, previsto para 1º de dezembro de 2015. A categoria luta por esse reajuste retroativo à data base, enquanto as empresas ofereceram o mesmo índice (11%) parcelado até novembro de 2016, o que causaria grande prejuízo aos trabalhadores.

Assembleias das categorias que haviam sido marcadas para depois do carnaval foram adiantadas para o dia 5 de fevereiro. De acordo com o site da Federação, “Os aeronautas  realizarão [assembleias], às 18h, em caráter de urgência, nas suas bases em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Porto Alegre. Já os sindicatos dos aeroviários farão consultas aos trabalhadores nos turnos nos aeroportos em todo o País.”

As assembleias terão o objetivo de decidir a retomada, ou não, da mobilização pelos trabalhadores de acordo com a avaliação feita pelos mesmo do movimento grevista realizado no dia 3 de fevereiro.