JORNAL CAUSA OPERÁRIA, 35 ANOS

 

Em junho de 1979 foi lançado o número 0, experimental, do jornal Causa Operária. Era uma publicação mimeografada, em folhas de papel sulfite A4 e grampeadas.

A ditadura ainda demoraria 6 anos para deixar a cena política, mas as mobilizações estudantis e operárias colocavam em xeque a repressão a criavam de fato condições para o exercício da liberdade de expressão. Muitas publicações daquele momento político desapareceram: jornal Opinião, Em tempo, Convergência Socialista etc.

O jornal Causa Operária é hoje o único sobrevivente daquele período de grandes lutas contra a ditadura. Com quase 800 edições, saindo regularmente todas as semanas, com 28 páginas, é a mais completa e importante publicação periódica da esquerda operária e socialista.

Hoje conta com uma jornal diário da internet, o Diário Causa Operária Online que publica cerca de 1.000 matérias por mês, tem cerca de 12 mil leitores ao dia e está para receber um novo desenho, a partir do dia 14 de junho e conta com várias outras publicações na internet.

A experiência do movimento operário, em particular da sua vanguarda revolucionária, já mostrou que a imprensa é a mais importante e mais decisiva arma com que a classe operária dispõe na sua luta contra a burguesia.

A burguesia dispõe de gigantescos meios de comunicação que vão dos monopólios capitalistas internacionais e nacionais até publicações locais e nos ambientes de trabalho, de lazer etc. Para combate-la é preciso uma publicação de imprensa que defenda os princípios da luta revolucionária e os interesses da classe operária.

O movimento operário brasileiro, no entanto, tem uma fraca experiência com uma imprensa de massas. Esta deficiência é uma herança não superada do anarquismo. A imprensa, seja ela burguesa ou operária, é uma indústria e, como tal deve ser organizada. O anarquismo, teoria pequeno-burguesa é individualista e hostil à organização em larga escala, que considera como opressiva.

A renovação do movimento operário nos últimos 30 anos com a construção de importantes organizações sindicais e pelo crescimento exponencial da sua influência política geral coloca na ordem do dia a luta por uma imprensa operária e socialista de massas. Somente a classe operária tem condições de efetivamente sustentar esta iniciativa.

Neste 35º aniversário do jornal Causa Operária, este é o debate que temos que fazer.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s