Seminário de Política Internacional acontece neste final de semana em S. Paulo

No próximo final de semana, o Partido da Causa Operária realizará seu I Seminário Internacional.

carta do Seminário Internacional

O seminário acontece em São Paulo e tem por objetivo discutir a situação política internacional, analisando a situação atual e os prognósticos políticos para a próxima etapa.

A atividade se faz necessária no momento de grandes transformações no cenário internacional seja na Europa, Oriente Médio, em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil.

Lá fora os golpes de estado, no Egito, Tailândia e Ucrânia, sendo que no último caso a resistência armada já dura mais de cinco meses no leste do país com ameaça de divisão da nação. O ataque genocida de Israel contra Gaza também um acontecimento fundamental para entender esta etapa do imperialismo que se radicaliza à direita.

Na América Latina as tendências golpistas também são uma realidade. Após o golpe em Honduras e Paraguai, são constantes as denúncias de tentativas de golpes, como recentemente foi denunciado pelo presidente do Equador, Rafael Correa. Nesse sentido, o nacionalismo burguês é também um tema para o debate. É necessário tirar conclusões que esclareçam a atuação dos revolucionários na luta contra o imperialismo que o principal inimigo da classe operária internacionalmente.

No Brasil a própria eleição com o desenvolvimento da polarização política entre a direita e a esquerda merece uma discussão ampla, e análise cuidadosa, sempre usando o método do marxismo e do materialismo dialético.

O debate se faz especialmente necessário diante da confusão na esquerda nacional e internacionalmente que fez uma série de análises grotescas sobre esses temas. Ao pondo de a LIT (Liga Internacionalista dos Trabalhadores) a qual está ligado o PSTU do Brasil, defender o golpe militar no Egito como fruto das massas nas ruas o que necessariamente caracterizaria o golpe como uma revolução.

O internacionalismo é uma característica fundamental do marxismo, da luta pela revolução socialista. O encontro deste final de semana visa ser um primeiro momento de debate e conclusões políticas na luta por um partido operário internacional, operário e de massas, a quarta internacional.

Até o momento estão confirmadas as presenças, além de organizações e militantes brasileiros, companheiros da Argentina e da Inglaterra.

A participação no Seminário é aberta e livre a todos os interessados. Para mais informações entre em contato através do endereço eletrônico pco@pco.org.br ou por telefone (11) 5584.9322

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s