A guerra contra a privatização da companhia aérea TAP

Para trabalhadores e partidos de esquerda, a reversão parcial da privatização da TAP é insuficiente

A guerra contra a privatização da companhia aérea TAP

A luta para retroceder a privatização da TAP (chamada antigamente de Transportes Aéreos Portugueses) ganha novo contorno em Portugal depois da sua privatização em novembro de 2015.

Depois do consórcio Gateway* adquirir 61% ações da TAP, o governo português (PSD/CDS) reverteu parcialmente a privatização adquirindo 50% da companhia contra 45% da Gateway. Porém o consórcio ainda pode obter 50% das ações caso adquira os 5% que estão nas mãos dos trabalhadores. As negociações não são muita claras, justamente porque apesar do governo ter a maior parte da companhia quem irá administra-la é o consórcio Gateway.

Os maiores críticos do governo são o PCP (Partido Comunista Português), os partidos BE (Bloco de Esquerda) e Os Verdes (Partido Ecologista), eles afirmam que a reversão para 50% é insuficiente e caso, a TAP caia em mãos privadas e estrangeiras pode ser o fim da companhia, o que seria um desastre para o país e aos aos interesses dos trabalhadores e do povo português.

Já a direita, imprensa burguesa e líderes da União Europeia em Bruxelas, criticaram bastante a decisão do governo por reverter parte da privatização feita na gestão anterior.

A TAP é a mais importante companhia área de Portugal e uma das maiores da Europa. Ela também é conhecida como uma grande companhia de manutenção de aviões, controlando inclusive a brasileira “Varig Engenharia e Manutenção”, com o maior centro de manutenção de aviões da América Latina.

* Consórcio formado pelo empresário David Neeleman (dono das companhias aéreas Azul e JetBlue Airways e da WestJet) e do empresário português Humberto Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s