Revista Arte e Letra chega ao fim após sete anos em circulação

arteeletraApós se destacar pela publicação de contos inéditos, a revista curitibana Arte e Letra: Estórias, publica seu último número.

Idealizada pelos irmãos Frede e Thiago Tizzot, sócios da editora Arte e Letra, a revista, que tinha como objetivo publicar obras literárias pouco conhecidas ou inéditas no Brasil chega ao seu último número, 26, com a publicação “Z”.

A revista trimestral que, que circulava desde 2008, foi de “A” a “Z”, o que era o objetivo de seus idealizadores há algum tempo desde a metade do alfabeto, tendo em vista que o projeto tinha como um de seus principais objetivos não repetir autores, o que limitava o prazo de existência da mesma.

Alguns dos autores que fizeram parte das publicações foram: Edgar Allan Poe, Enrique Vila-Matas, Isaac Asimov, Ricardo Piglia, Luís Henrique Pellanda, Selva Almada, Almeida Faria, Marta Brunet, Pablo Besarón, Jens Smaerup Sorensen, Rogério Pereira, Leonardo Villa- Forte, Julie Fank e Tatiana Eiko, entre outros.

Além de ser uma revista de literatura, Arte e Letra: Estórias também valorizava o padrão gráfico, tendo em todas as publicações imagens de artistas plásticos, fotógrafos e ilustradores. O objetivo era apresentar artistas que não são ligados diretamente à literatura.

Outro fato a ser destacado é que alguns contos publicados na revista ganharam versão em livro, como “A mão na pena”, de Dalton Trevisan, edição artesanal que levou a editora a receber o prêmio da Biblioteca Nacional na categoria projeto gráfico. De acordo com Frede Tizzot: “Nesses anos de editora, observamos uma mudança em direção à valorização do livro como objeto. Foi a partir de pesquisas que fazíamos nesse sentido que surgiram os livros artesanais. É um trabalho demorado, leva cerca de um ano cada um. Com essa coleção, também ganhamos, no ano passado, um prêmio na Bienal Brasileira de Design Gráfico, no Rio.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s