Análise, Política e Cultura

Revista Arte e Letra chega ao fim após sete anos em circulação

Após se destacar pela publicação de contos inéditos, a revista curitibana Arte e Letra: Estórias, publica seu último número.

Idealizada pelos irmãos Frede e Thiago Tizzot, sócios da editora Arte e Letra, a revista, que tinha como objetivo publicar obras literárias pouco conhecidas ou inéditas no Brasil chega ao seu último número, 26, com a publicação “Z”.

A revista trimestral que, que circulava desde 2008, foi de “A” a “Z”, o que era o objetivo de seus idealizadores há algum tempo desde a metade do alfabeto, tendo em vista que o projeto tinha como um de seus principais objetivos não repetir autores, o que limitava o prazo de existência da mesma.

Alguns dos autores que fizeram parte das publicações foram: Edgar Allan Poe, Enrique Vila-Matas, Isaac Asimov, Ricardo Piglia, Luís Henrique Pellanda, Selva Almada, Almeida Faria, Marta Brunet, Pablo Besarón, Jens Smaerup Sorensen, Rogério Pereira, Leonardo Villa- Forte, Julie Fank e Tatiana Eiko, entre outros.

Além de ser uma revista de literatura, Arte e Letra: Estórias também valorizava o padrão gráfico, tendo em todas as publicações imagens de artistas plásticos, fotógrafos e ilustradores. O objetivo era apresentar artistas que não são ligados diretamente à literatura.

Outro fato a ser destacado é que alguns contos publicados na revista ganharam versão em livro, como “A mão na pena”, de Dalton Trevisan, edição artesanal que levou a editora a receber o prêmio da Biblioteca Nacional na categoria projeto gráfico. De acordo com Frede Tizzot: “Nesses anos de editora, observamos uma mudança em direção à valorização do livro como objeto. Foi a partir de pesquisas que fazíamos nesse sentido que surgiram os livros artesanais. É um trabalho demorado, leva cerca de um ano cada um. Com essa coleção, também ganhamos, no ano passado, um prêmio na Bienal Brasileira de Design Gráfico, no Rio.”