Olimpíadas: Zika, pretexto para boicote?

 

Comitê olímpico norte-americano aconselha atletas sobre virem competir nas Olímpiadas Rio 2016

 

Atletas norte-americanos discutem sobre vir ou não ao Rio neste ano competir nos jogos olímpicos. O argumento é o temor da epidemia do Zika vírus que tem afetado o país. Segundo o Comitê, os atletas têm autonomia para decidir. A mensagem foi repassada por uma teleconferência para as federações esportivas.

A recomendação vem do Centro de Controle e Prevenção de doenças dos Estados Unidos, sendo a principal dirigida a mulheres grávidas ou que ainda desejam engravidar. Algumas federações se pronunciaram, como o presidente da federação de esgrima, que disse que os atletas podem considerar não vir, caso se sintam desconfortáveis e que ainda a situação não está crítica.

Um diretor da federação de Hipismo chegou a dizer que nenhum atleta deve estar obrigado a ir, caso esteja inseguro.

Com esta notícia o Comitê Organizador das Olimpíadas afirmou que garante a segurança para competidores e turistas que vierem participar dos jogos para que não haja o boicote.  

O governo brasileiro se pronunciou através do Ministério da Saúde para dizer que está se organizando para o combate do mosquito transmissor Aedes aegypti.

Não há como prever qual decisão irá ser tomada por existirem muitos interesses envolvidos nestes jogos que movimentam milhões de dólares, no entanto a campanha está sendo feita. Querem demonstrar a fragilidade que se encontra o atual governo, mostrar que a atual presidente não serve nem para controlar uma epidemia. A própria discussão sobre participarem ou não em si já é uma forma de atacar o governo.  

Não seria a primeira vez que os EUA boicotam uma olimpíada não enviando atletas para competir. A diferença é que dessa vez têm uma boa desculpa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s