Fundador do Wikileaks, Julian Assange, e a perseguição

WikiLeaks founder Julian Assange gestures during a news conference at the Ecuadorian embassy in central London

Assange, que começou em seu portal Wikileaks em 2006 a vincular documentos confidenciais e trazer à tona a verdade por trás das guerras e da política em geral, divulgou no seu site milhares de documentos internos da diplomacia norte-americana e do próprio exército. Os documentos revelaram parte dos objetivos dos Estados Unidos nas guerras e muito dos seus interesses e política para a América Latina.

Após o site publicar milhares de documentos norte-americanos, o país começou uma saga para impedir o funcionamento do site. Juntamente a isso, começaram os ataques ao fundador do site e seus colaboradores. Por vezes os Estados Unidos tentaram extraditá-lo para o país, com fracasso.

Em 2010, foi acusado, em uma clara campanha de calúnias, de ter abusado sexualmente de duas mulheres na Suécia, tendo sua prisão decretada pela Interpol. Assange se entregou e negou as acusações e denunciou por que isto foi feito para, da Suécia, manda-lo para os EUA. Tendo o seu último pedido de extradição para a Suécia negado, fugiu de sua prisão domiciliar se exilando da Embaixada do Equador em Londres em junho de 2012 onde se encontra desde então.

O relatório do WGAD tem por finalidade “aumentar a pressão política internacional sobre os governos da Grã-Bretanha e da Suécia, o objetivo do órgão é investigar casos de privação de liberdade imposta de forma arbitrária e inconsistente em relação ao Direito Intenacional e da Declaração Universal dos Direitos Humanos”. (idem)

A suposta pressão política internacional sobre a Grã-Bretanha e da Suécia pouco irá adiantar em relação ao caso de Assange, afinal de contas, não é segredo que o verdadeiro interessado na prisão de Assange é o governo dos Estados Unidos e não a Suécia ou Inglaterra, que agem como verdadeiros serviçais dos interesses norte-americanos.

É preciso exigir a liberdade de Julian Assange um perseguido político que de maneira grotesca procuraram disfarçar essa perseguição com uma acusação falsa de “crime sexual”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s