São Paulo: muitos incêndios, nenhuma explicação

O patrimônio cultural vem sendo destruído na cidade

1603432.jpeg

Um incêndio atingiu nesta quarta-feira (3) a Cinemateca Brasileira e destruiu rolos de filmes antigos armazenados no local. Foram cerca de 500 títulos queimados, entre eles curtas-metragens e cinejornais. A cinemateca se localiza na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, e conta com 44 mil títulos em sua coleção. O fogo destruiu um dos quatro galpões onde são armazenados filmes antigos, que utilizavam materiais diferentes na sua produção.

Este já é o quinto caso de incêndios em instituições públicas no estado em cerca de cinco anos. Além da Cinemateca, foram destruídos partes do Museu da Língua Portuguesa, Instituto Butantan, Memorial da América Latina e o Liceu de Artes e Ofícios. Com excessão da própria Cinemateca, ligada ao governo federal, os outros casos de incêndio aconteceram em órgãos ligados ao governo estadual tucano.

O primeiro foi em maio de 2010, quando o Instituto Butantan perdeu um dos maiores acervos de espécies de repteis do mundo e maior do Brasil. Em seguida, em 2013 foi a vez do Memorial da América Latina que perdeu um auditório e até hoje não foi reaberto. O Liceu também perdeu quase todo o seu acervo de quadros, esculturas, móveis antigos e réplicas de gesso no fogo. O museu da Língua Portuguesa foi o mais recente desastre, ocorrido no final de 2015 que destruiu dois andares inteiros do prédio.

É estranho, para dizer o mínimo, que tantos órgãos culturais tenham pegado fogo em tão pouco tempo. Todas essas tragédias têm em comum o descaso com o patrimônio cultural e científico da população. Os grandes banqueiros e capitalistas exigem e pressionam os governos a investirem cada vez menos em setores como saúde, educação e cultura. Para os capitalistas, é preciso que o dinheiro dos trabalhadores seja desviado para seus próprios bolsos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s