Mostra reúne produções do fotógrafo José Oiticica Filho

Exposição acontece em Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo

jose foto

Mostra reúne obras do fotógrafo, pintor e professor José Oiticica Filho. Em São Paulo a exposição inicia no dia 18 de fevereiro na Galeria Raquel Arnaud, no Rio de Janeiro na Galeria Índica e fica até dia 12 de março, e por fim em Fortaleza no Espaço Cultural Airton Queiroz que já está em cartaz e se mantém até dia primeiro de março.

Quem visitar as exposições, poderá conferir fotos das décadas de 1950 e 1960 que foi o período em que José mais utilizou a abstração geométrica e aderiu ao construtivismo, características que dominavam o meio artístico da época. A apresentação vai contar também com algumas obras de seu filho Hélio Oiticica e do artista visual Ivan Serpa junto com as suas.

Oiticica foi uma das principais personalidades da fotografia moderna no Brasil. Nascido no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1906, filho de José Rodrigues Leite Oiticica, professor, filólogo e editor do jornal anarquista Ação Direta. Teve mais sete irmãs.  Em sua juventude muda-se para Alagoas por ter sido acusado de participar de uma conspiração de uma insurreição operária no Rio, sendo seu pai senador da República teve prisão domiciliar concedida, lugar que permaneceu apenas um ano. Após isto chegou a formar-se em engenharia, no Rio. Inicia seu trabalho com fotografias na década de 1940, tornando-se sócio do Foto Clube Brasileiro.

José foi um dos mais influentes fotógrafos brasileiros, integrou diversas organizações de fotógrafos, como o Foto Clube Brasileiro, Associação Brasileira de Arte Fotográfica, e também o Foto Cine Clube Bandeirante de São Paulo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior sendo incluído na lista de melhores fotógrafos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s