Não à privatização da Eletrobrás

Produtos fundamentais como energia elétrica, água, telefone devem pertencer ao setor público.As empresas privadas somente visam o lucro exorbitante deixando a população em “maus lençóis”

eletrobras-movimento-contra-privatização

No dia seis de janeiro foi notíciado pelo O Globo que  a distribuidora de energia Celg-D, da Eletrobras, será vendida em um Leilão, como aconteceu há 20 anos atrás, quando o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou a venda de estatais a preço de banana, com a desculpa do problema fiscal e a falta de capacidade de investimento do Estado.

A Celg atende 2 milhões de unidades consumidoras em Goiás, onde o setor do agronegócio prospera. O leilão está previsto para março e poderá movimentar no mínimo 2,8 bilhões de reais. A Eletrobras já anunciou a intenção de vender mais seis concessionárias que atendem Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima. Os governos estaduais podem seguir o mesmo caminho, vendendo as concessionáras para gerar caixa, deixando a população a com as contas mais caras.

Quem lucra com as privatizações?

Com as novas privatizações do setor elétrico, as contas ficaram mais altas, porque as contas são reajustadas de acordo com o Dólar. Somente no ano passado subiram 51%.

Ao privatizar uma empresa, o Estado entrega à iniciativa privada uma empresa construida com dinheiro público.  Um assalto ao trabalhador que pagou seus impostos ao Estado para que este revertesse em determinado benefício. Com a venda da  Estatal, o dinheiro público é usado para enriquecer os tubarões capitalistas.

As privatizações também causam desemprego. A iniciativa privada, ao tomar o controle de uma empresa, não pensa duas vezes antes de demitir diversos funcionários. As privatizações são  péssimas  para os trabalhadores que ficam ameaçados de perderem seus empregos, sendo muitos deles demitidos.

Grupos estrangeiros compram as empresas estatais e a repassam ao exterior os lucros gerado no Brasil mandando recursos para o exterior, deixando a população com a conta para pagar.

Devemos lutar contra todas as privatizações dos setores essenciais para a população como: água, gás, luz, combustível, transporte, telefone.Pela Restatização de todas as privatizações feitas na Era FHC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s