França quer cassar nacionalidade de condenados por terrorismo

Nova legislação pode valer apenas para quem tenha duas nacionalidades, criando-se cidadãos de segunda classe

internacional - frança- cassação

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, avançou no Parlamento francês uma nova legislação que poderá ser usada para tirar a cidadania francesa de condenados por terrorismo e facilitar a entrada de medidas do estado de emergência na Constituição do País. Depois dos ataques em Paris em novembro do ano passado, o governo francês aproveitou para impor um “estado de emergência”, aprovado pelos parlamentares e posteriormente prorrogado por um prazo maior.

Agora o governo do presidente François Hollande procura transformar o estado de emergência em leis permanentes, consolidando um estado policial na França, um estado de exceção. A medida dividiu a bancada do Partido Socialista (PS). As medidas foram aprovadas por 317 deputados, contra 199, com 51 abstenções. Entre os 199 deputados que votaram contra a nova legislação, 89 eram do PS. É uma divisão maior do que a ocorrida durante as votações dos novos pacotes de “austeridade”, aprovados em 2015. A nova legislação não teria sido aprovada sem os votos dos partidos de direita.

A proposta de tirar a cidadania francesa dos condenados por terrorismo é defendida pela Frente Nacional (FN), partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen. A extrema-direita tem avançado continuamente nas eleições, e só não ganhou nenhum governo regional em dezembro devido à retirada de candidatos do segundo turno pelo PS (segundo turno com mais de dois candidatos). Sob pressão da FN, o governo “socialista” de Hollande tem adotado medidas de extrema-direita para tentar combater eleitoralmente o partido de Le Pen, mas isso só tem fortalecido a extrema-direita ainda mais.

Como aconteceu com o 11 de setembro nos EUA, o governo francês está aproveitando os ataques terroristas para aprovar leis contra a população, retirando direitos e garantias contra o poder do Estado. Sob a alegação de que essas medidas seriam destinadas a combater o terrorismo, o Estado está se fortalecendo para manter toda a população sob vigilância, além de, a partir de agora, criar uma categoria de cidadãos de segunda classe, que podem ter sua cidadania cassada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s