Assembleia controlada pela direita decreta emergência alimentar na Venezuela

Deputados golpistas estão tentando usar efeitos da guerra econômica contra o governo para desmoralizá-lo

venezuela-alimentos

No começo de janeiro, a Assembleia Nacional da Venezuela passou a ser controlada pela direita, depois da derrota eleitoral do governo nas eleições legislativas de dezembro. A vitória da direita foi produto de mais de uma década de manobras golpistas e de uma campanha permanente do conjunto da imprensa capitalista no País e fora do País.

Depois de se apoderar do Parlamento, a direita está usando a Assembleia em sua política golpista. Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, os deputados de direita fizeram a Assembleia decretar “emergência alimentar” na Venezuela, pedindo para o governo buscar “ajuda humanitária”.

Trata-se de uma medida para desmoralizar o governo, seguindo as tentativas de desestabilizar o País para derrubar o presidente Nicolás Maduro. Ao mesmo tempo, a própria direita sabota a economia do País para provocar escassez, com o mesmo propósito golpista de desestabilização. Para combater a escassez, Maduro fez um decreto de emergência, que tinha sido rejeitado pela Assembleia. Na quinta-feira, no entanto, a Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça validou o decreto do presidente.

A serviço do imperialismo, a direita teleguiada vai continuar sua política golpista até que Maduro caia, ou até que essa direita seja derrotada. Para o imperialismo em crise, é necessário controlar diretamente o máximo de países, para repassar a conta da crise econômica. Na Argentina, o governo de Mauricio Macri está demonstrando o que a direita pretende fazer em toda a região, com uma série de medidas de “austeridade”. Esse é o sentido da tentativa de golpe que está em curso no Brasil, uma política do imperialismo em andamento em toda a região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s